1. Escolha um Pacote;
2. Faça um PIX com o valor do pacote escolhido. Chave aleatória 7224abec-9489-49cd-a7a7-e44437fea5f0
3. Envie o comprovante para o e-mail: cris.ensino23@gmail.com
Informe o pacote que você escolheu;
4. Receba os arquivos e links no seu e-mail.
Alguns dos operários eram imigrantes italianos e espanhóis e tinham conhecimento sobre a doutrina anarquista. Eles podem ter estimulado a ação de alguns manifestantes que transformou o movimento em uma revolta violenta, com saques e depredações o que gerou confrontos sangrentos com a polícia.
Enquanto aumentava o número de operários que aderiam ao movimento grevista na capital, trabalhadores de algumas cidades do interior do estado, como Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba, também paralisavam suas atividades. A greve também chegou ao Rio de Janeiro e a Porto Alegre, o que ligou o sinal de alerta das autoridades, tendo em vista que entre os operários havia adeptos das doutrinas socialistas que defendiam a revolução proletária e a igualdade social.
Dentre as principais reivindicações dos grevistas estava a redução da jornada de trabalho, que poderia superar as 12 horas diárias, e melhores salários.
Os empresários prometeram aumentar os salários e respeitar o direito de associação dos grevistas, após o acordo os operários concordaram em retornar às fábricas. Contudo, nem todas as promessas foram cumpridas e as demandas por melhorias exigidas pela classe trabalhadora continuavam sem solução
De todo modo, a Greve Geral chamou a atenção do poder público para a necessidade de começar a discutir a aprovação dos direitos trabalhistas, os quais seriam consolidados apenas após a década de 1930 com a chegada de Getúlio Vargas ao poder.
No jornal O Estado de S. Paulo o destaque da primeira página eram os acontecimentos da Grande Guerra europeia. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário. Ele será respondido em breve!