Programa do PISM I (2025)
1. África Antiga e Antiguidade Clássica
a) Primeiros hominídeos - Desenvolvimento do gênero Homo (Homo habilis, homo erectus e homo sapiens) ao longo dos períodos Paleolítico e Neolítico; - Análise e compreensão dos vestígios paleontológicos deixados pelos primeiros hominídeos.
b) Sociedades Africanas (Kush, Axum, Bantu e Berberes) - Papel das mulheres; - Instituições e organização social.
c) Egito Antigo - Importância do rio Nilo para a organização social e econômica do Egito Antigo; - Relações do Egito Antigo com o restante da África; - Instituições políticas e organização social.
d) Grécia e Roma Antigas - Regime democrático ateniense. - Comparação do fenômeno da escravidão na Grécia, Roma e Egito antigos; - Instituições políticas da República Romana; - Direito Romano e seu legado para a contemporaneidade; - As diferenças da definição de cidadania na Grécia e Roma antigas e sua relação com a contemporaneidade
2. Formação, consolidação e transformação do mundo medieval.
a) Passagem do mundo antigo para o mundo medieval - A formação do mundo medieval a partir de diferentes instâncias (econômica, mental, política, cultural e racial); - Problematização dos marcadores discursivos que associam o período medieval ao período das “trevas”.
b) Feudalismo - Dinâmicas de produção e organização econômica e social no feudalismo;
c) Mentalidades - O papel do cristianismo e da Igreja Católica na formação cultural da Europa Medieval; - Articulações entre poder e saber no mundo medieval.
d) O mundo islâmico - Organização cultural e religiosa do mundo islâmico e suas contribuições à sociedade ocidental; - Islamização e organização de reinos e impérios africanos (Ghana, Mali, Songhai); - Processo de expansão muçulmana no Egito, Magreb, costa oriental da África e Sudão.
3. A Construção do Mundo Moderno
a) Expansão marítima europeia: Portugal e Espanha - Problematização da expansão marítima a partir da ideia de “novas necessidades” em relação a questões comerciais, políticas e religiosas e ao novo clima cultural renascentista; - Noções de território e fronteira para europeus e americanos (Portugueses, Espanhóis, Maias, Incas, Astecas e Tupis).
b) Povos originários das Américas (Maias, Incas, Astecas e Tupis) - Os impactos políticos, econômicos e sociais da colonização para os povos nativos; -A chegada dos colonizadores portugueses e espanhóis sob o ponto de vista dos nativos americanos; - Extermínio e aculturação dos povos nativos das Américas;
c) Relações Europa, Américas e África - A diáspora africana e suas consequências na composição da população latinoamericana; - As formas de escravidão praticadas por portugueses e espanhóis.
d) Humanismo e Renascimento - O Humanismo e sua importância para o mundo moderno; -O Renascimento e seus desdobramentos na cultura, na economia, na política, na ciência e na religião com foco nas noções de raça, civilização e barbárie.
e) Reforma Protestante e Contrarreforma Católica - Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo; -A Contrarreforma Católica como resposta à Reforma Protestante; - Construção dos hereges nas Inquisições Modernas.
f) Formação dos Estados Nacionais Europeus: Portugal, Espanha e França -Absolutismo monárquico e suas justificativas políticas e religiosas; - Principais práticas mercantilistas; -Articulações entre Absolutismo e Mercantilismo na construção dos Estados Nacionais
4. Colonização das Américas
a) Semelhanças e diferenças entre os processos de colonização das Américas Portuguesa, Espanhola e Inglesa. - Os princípios civilizatórios do colonizador a partir da compreensão dos conceitos de etnia, raça, nação, comunidade; -Reconhecimento da tensão dominação/resistência relacionada aos processos de colonização nas Américas; - Articulação entre aspectos políticos, econômicos, culturais e religiosos dos processos de colonização das Américas.
b) América Portuguesa- Relações de trabalho, relações com a natureza e as tecnologias de grupos indígenas brasileiros (tupis, macro-jês, pataxós, aimorés); - Formas de organização políticoadministrativas na América Portuguesa.
c) América Espanhola - Relações de trabalho, relações com a natureza e as tecnologias dos Astecas, Incas e Maias; - Formas de organização políticoadministrativas na América Espanhola.
d) América Inglesa - Formas de organização políticoadministrativas na América Inglesa.
Programa do PISM II (2025)
Programa do PISM III (2025)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário. Ele será respondido em breve!