domingo, 11 de maio de 2025

Tesouro arqueológico chinês: o exército de terracota

1. Escolha um Pacote; 

2. Faça um PIX com o valor do pacote escolhido. 
Chave aleatória 7224abec-9489-49cd-a7a7-e44437fea5f0 

3. Envie o comprovante para o e-mail: cris.ensino23@gmail.com 
 Informe o pacote que você escolheu; 

4. Receba os arquivos e links no seu e-mail.






As esculturas de terracota da China, especialmente conhecidas através do famoso Exército de Terracota, são uma das descobertas arqueológicas mais importantes do mundo. Esse enorme conjunto de figuras foi descoberto em 1974 na cidade de Xi'an, na província de Shaanxi, e foi enterrado com o primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, por volta de 210-209 a.C. 

O Exército de Terracota é composto por milhares de soldados em tamanho real, cavalos e carruagens, cada um com características únicas, demonstrando a habilidade e o cuidado detalhado dos artesãos da época. Esses soldados foram feitos para proteger o imperador em sua vida após a morte, refletindo as crenças e tradições espirituais chinesas.


Além das figuras militares, foram encontradas esculturas de terracota representando músicos, acrobatas e funcionários do império, ilustrando a diversidade e a complexidade da sociedade chinesa antiga.

O que é terracota?

Terracota é um material cerâmico frequentemente utilizado em escultura e trabalhos de cerâmica. O nome "terracota" vem do italiano e significa "terra cozida". É feito de argila, que é modelada na forma desejada e, em seguida, cozida em altas temperaturas em um forno, o que a endurece e dá resistência.

Este material é conhecido por sua cor característica que varia do vermelho ao marrom, dependendo do tipo de argila e das condições de queima. A terracota é usada há milênios por diferentes culturas, tanto para a criação de objetos artísticos e decorativos quanto para itens utilitários, como vasos, telhas e estatuetas.


Por ser relativamente fácil de trabalhar e durável após a queima, a terracota foi um material muito popular em muitas das grandes civilizações antigas, incluindo os egípcios, gregos, romanos e, claro, os chineses, como no caso do Exército de Terracota. É uma excelente escolha para educadores abordarem com seus alunos sobre técnicas antigas de escultura e cerâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Ele será respondido em breve!

Os povos germânicos

1. Escolha um Pacote;  2. Faça um PIX com o valor do pacote escolhido.  Chave aleatória 7224abec-9489-49cd-a7a7-e44437fea5f0  3. Envie o com...