Atualmente, assistimos a expansão da Quarta Revolução Industrial, e com ela temos a Indústria 4.0, a qual também é chamada de indústria da Internet das coisas (industrial Internet of things - iiot).
A Quarta Revolução Industrial se dá num momento no qual ocorre um grande desenvolvimento de novas tecnologias, as quais são aplicadas aos processos produtivos.

A indústria 4.0 utiliza recursos, como a inteligência artificial, a Internet da coisas, a conexão wi-fi e o Big Data para criar fábricas inteligentes.
Nessas manufaturas modernas as máquinas são totalmente automatizadas e todo o seu funcionamento é gerenciado pelo sistema de inteligência artificial, com mínima interferência humana. Assim, há uma economia com infraestrutura, visando mais eficiência na produção e redução de desperdícios e diminuição dos custos com a contratação de recursos humanos.

As novas tecnologias como a IoT, vão além do uso industrial, ela também é utilizada em outros setores, como na saúde, transporte e em casas inteligentes. Nas casas, por exemplo, As Smart TVs (televisões inteligentes) podem se conectar à internet e acessar serviços de streaming, jogos online e redes sociais.

Esses aparelhos também recebem comando de voz e podem se conectar a outros dispositivos, como os tablets e smartphones.
Vantagens da indústria da Internet das coisas:
- redução de custos;
- aumento da produtividade e da eficiência;
- melhora o monitoramento e a análise de dados.
- maior risco de ataques cibernéticos;
- aumentos dos riscos de invasão de privacidade;
- pode ocorrer exposição e violação de dados;
- produz lixo eletrônico que afeta o meio ambiente;
- redução de empregos nas fábricas inteligentes.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário. Ele será respondido em breve!