19 setembro 2025

Os diferentes sistemas de governo

Teocracia 

A teocracia é uma palavra de origem grega e significa governo divino. Em regimes teocráticos os líderes religiosos assumem funções de liderança também nos governos de seus países.


Vaticano

É um Estado papal independente em Roma, a sede da Igreja Católica Romana. A cidade do Vaticano cobre uma área de 44 hectares e tem sua própria força policial, serviço diplomático, serviço de correios. Tem cerca de 1.000 habitantes. 



O papa é o chefe de Estado no Vaticano e tem plenos poderes para governar o país.

 

Irã


Desde 1979, quando ocorreu a Revolução Islâmica, o Irã se tornou uma República Teocrática.
Nela, as instituições republicanas, como os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário precisam se submeter à autoridade do Aiatolá Ali Khamenei, o líder supremo do país. 



O Irã está situado no Oriente Médio, conta com 88 milhões de habitantes e é um dos maiores produtores mundiais de petróleo. 


O país tem relações tensas com o Ocidente, especialmente com os E.U.A. O Irã é um dos principais apoiadores de grupos considerados terroristas, como o Hamas e o Hezbollah, e tem antagonizado diretamente Israel. 

Monarquia


Até os dias de hoje, temos vários exemplos de regimes monárquicos mundo afora. Porém, as monarquias atuais são parlamentaristas ou constitucionais.

A Espanha, por exemplo, é uma monarquia parlamentar. O primeiro-ministro é o chefe de Governo e o monarca é o chefe de Estado. O Conselho de Ministros, presidido pelo primeiro-ministro, é o órgão executivo.

Na Grã-Bretanha o  Primeiro-ministro é o líder do governo e o responsável pela tomada de decisões, devendo prestar contas ao Parlamento. O monarca desempenha a função de chefe de Estado. 

República


Outros países, como o Brasil e os Estados Unidos da América, por exemplo, optaram pela república, como sistema de governo,  num regime democrático e representativo.

A república tem origem no termo latino "res publica" e significa "coisa publica" ou "coisa do povo".

Essa forma de governo deve priorizar o bem comum, em detrimento de interesses pessoais ou de particulares.

Na República os poderes estão divididos em executivo, Legislativo e Judiciário e há eleições, periodicamente, para o povo eleger seus representantes no poder. As Constituições nacionais garantem direitos para os cidadãos, como as liberdades, e definem os deveres e obrigações dos indivíduos. 

Regimes Ditatoriais e Totalitários


Frequentemente o noticiário aponta Cuba, Coreia do Norte, China e Venezuela como regimes Ditatoriais e Totalitários. 

Nesses países os respectivos líderes políticos ocupam o cargo há bastante tempo e mantém o poder graças ao apoio das Forças Armadas, da censura, da perseguição aos seus opositores e da manutenção de regimes políticos fechados.

Na Venezuela,  por exemplo, não é incomum a denúncia de práticas fraudulentas em eleições legislativas para falsear uma imagem democrática a um regime autoritário e opressor.

Em regimes Totalitários, há apenas um partido que controla o poder político e não permite a existência de grupos divergentes. Além disso, o Estado procura exercer um controle absoluto sobre a sociedade e os indivíduos, a educação, a cultura e até o comportamento dos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Ele será respondido em breve!

As bases Históricas nos Discursos Políticos e Sociais

Aula para o 1º ano do Ensino Médio - SEEDUC-RJ Objeto do conhecimento: As bases históricas presentes nos discursos políticos e sociais e o ...